Monitoramento de redes e ativos
O Monitoramento de redes e ativos é feito por um setor de TI voltado para gestão de redes e servidores. O NOC (Network Operations Center), que é um Centro de Operações de Rede é responsável por tomar decisões e ações para que os servidores, a internet e as redes deixem de funcionar ou até mesmo preveja problemas. Caso aconteça, o impacto deverá ser o mínimo possível.
Segmentação de redes
A segmentação de redes contribui para otimizar a velocidade da rede, reduzir os domínios de colisão e permitir que várias estações enviem os dados com rapidez e precisão para o destinatário correto.
Implantação de Firewall e Proxy
Boa parte das pequenas e médias empresas não tem um setor de TI ou técnico responsável para fazer filtros ou bloqueios de conteúdo. Os principais objetivos da implantação de firewall e proxy é bloquear sites considerados proibidos, proteger o sistema contra invasões de hackers ou emitir relatórios de acesso de cada máquina ou IP.
Mapeamento dos ativos e infraestrutura (física e lógica)
O mapeamento de ativos tem como objetivo organizar e catalogar item por item todos os equipamentos de informática que estão em operação na rede da sua organização. Mapeamos toda a infraestrutura física (cabeamento, servidores, notebook, impressora, entre outros) e lógica (configuração interna e softwares).
Normalmente, saber o que realmente foi comprado com os recursos da empresa é função da contabilidade, mas em alguns casos a realidade é diferente. Muita empresas decidem por transferir essa responsabilidade para o setor de TI, que passa a controlar os equipamentos, como, por exemplo, servidores, máquinas, notebooks, impressoras, entre outros
Virtualização
O projeto de montagem e implantação de servidores virtualizados é bastante desenvolvido em médias e grandes empresas. A virtualização de servidores consiste em minimizar custos com a aquisição de novos servidores. depende software depende de hardware específico para aguentar a carga.
Dependendo da sua configuração, um único servidor físico atenderá vários sistemas operacionais instalados ao mesmo tempo. Assim, você evita adquirir 1 (uma) máquina específica para cada tipo de serviço ou sistema operacional. Por exemplo, em vez de utilizar sete servidores , você economiza adquirindo um mais robusto.
Auditoria de redes
Auditoria de redes nada mais é do que um levantamento completo de toda a estrutura física e lógica da sua empresa. Assim, você pode identificar possíveis problemas com antecedência ou, até mesmo, certificar que a rede está trabalhando de forma segura e otimizada. Trabalho minucioso para verificar, equipamento por equipamento, cabo por cabo, além de analisar a configuração.